1) De que ano a que ano foram fabricados os Dodges no Brasil?
De 1969 a 1981.
2) Existe Dodge 1982?
Não! Os últimos Dodges foram produzidos em Agosto de 1981 e tem plaqueta 81! Dodge 82 é lenda, fomentada pela revista Oficina Mecânica na década de 90.
3) De que ano a que ano foram fabricados os Charger R/T no Brasil?
De 1971 a 1980. São 10 modelos diferentes.
4) Não existe Charger R/T 1981?
Não, o último modelo é o 1980. A Chrysler descontinuou o modelo sem fazer alarde após ter vendido apenas 19 unidades do modelo 1980.
5) Mas eu já vi um prospecto do Charger R/T 81
Eu também. Mas se você reparar bem é o prospecto do 1980 com um adesivo 1981 colado por cima do ano. A Chrysler reaproveitou os prospectos de 1980 para 1981.
6) Por que os R/Ts 1971 e 1972 não tem o código LP23 na plaqueta?
O porque eu não sei. Provavelmente deixaram para diferenciar o Charger do Charger R/T apenas com o motor PS. Ou seja, tanto Charger R/T 71 e 72 tem como código
de modelo a sigla LS23 e só são diferenciados dos irmãos mais simples pelo código 318PS antes da numeração seqüencial do motor. A nomenclatura LP23 para os Charger R/T veio em 73, justamente quando o motor PS passou a fazer parte da lista de opcionais do Charger LS.
7) O Charger 71 e 72 - não R/Ts – são Chargers LS?
Sim e não. Desde sempre chamei os Charger não R/T de LS. Mas oficialmente a denominação LS só foi utilizada internamente em 1972 e para o mercado a partir de 1973. De uns tempos para cá tomaram-se o cuidado de chamar os Charger 71 e 72 só de “Charger”, sem o LS ... OK, tudo bem. Mas acho um preciosismo desnecessário. É o mesmo que dizer que uma Veraneio 65 não é uma Veraneio, e sim um Chevrolet C-1416, nomenclatura oficial do veículo àquela época.
8) O Charger R/T 71 tinha motor pintado de vermelho?
Não ! De dourado com as tampas de válvulas cromadas. Não sei se é o caso, mas grande parte das confusões dá-se porque uma das únicas fontes que se tem hoje em dia são as revistas de época. E com freqüência as revistas testavam veículos pré-série, que não eram exatamente como os que entravam em linha.
9) A Chrysler não tinha controle de qualidade e fazia um carro de cada jeito?
Não !!!! Um dos maiores mitos !!! A Chrysler chegou a fazer mais de 60 carros/dia, produção industrial que não permitia invencionices.
O que era verdade é que as pessoas adoravam personalizar seus carros e que, pelo
12) Meu Charger R/T 72 tem na plaqueta o código LS23 A07. O que é este A07?
Não faço a mínima idéia. Também tenho um carro nesta situação e já procurei em todos os lugares possíveis em vão. Se souber de algo, me avise badolato@globo.com.
13) Quantos Dodges foram produzidos?
Cerca de 92.500 carros.
14) Isso inclui Dodges 1800 e Polaras?
Não, apenas Dodjões – Linha Dart / Charger e derivados. Dodge 1800 e Polara, curiosamente tiveram uma produção parecida: aproximadamente 93.000 carros.
15) Destes 92.500 produzidos, quantos existem hoje (2006)?
Não existe este dado. Os Detrans não são centralizados e, mesmo que fossem, existem muitos carros que não são licenciados há anos.
Com base em amostragem de carros sobre a produção total, acredito que devam existir cerca de 8.000 Dodjões sobrevimentes, isto é, menos de 10% dos carros produzidos...
16) E onde foram parar os outros 84.000 carros?
Basicamente foram desmanchados, sucateados. Após as 2 grandes crises do petróleo, esses carros perderam todo o valor, sendo freqüente na década de 70 vê-los abandonados nas ruas. Não faltam histórias bizarras de Dodges trocados por rádios, bicicletas, etc ...
17) Qual é o Dodge mais raro hoje?
O Dodge menos produzido foi o Dodge Charger R/T 1980, apenas 19 unidades. Porém outros 2 modelos são tão ou até mais raros hoje em dia: O Dodge SE 1975 (apenas 91 unidades) e o Dodge Charger LS 1975 (apenas 55 unidades produzidas). O Dodge Dart 1981 tem alegadas 17 unidades produzidas. Porém este número não é 100% confiável. Sabe-se que vários Dodges Dart 81 foram exportados para a Bolívia e não estão computados neste número.
18) Existiu Dodge à álcool?
Não ! Foram feitos alguns protótipos, mas nunca foi produzido um automóvel Dodge a álcool. O único veículo Dodge à álcool foram os caminhões, com o motor 318 à álcool, apelidado de canavieiro. Este motor tem um coletor mais alto e vinha pintado de vermelho. Este mesmo motor equipou os primeiros caminhões VW.
19) Meu carro é de um ano e tem faixas do outro ano ... É raro?
Não, é falso ! Ver a resposta 9. Agora, antes de trocar a faixa, veja a plaqueta do carro. O ano do carro é o que consta na plaqueta. O documento não significa absolutamente nada. Os Detrans eram bagunçados. O que vale é a plaqueta !
20) Quando saiu o Dodge Dart Coupé?
No final de 1970, como modelo 1971!
21) Mas meu amigo tem um Dart Coupé que é 70 na plaqueta!
Parabéns para ele! É um carro lindo! Os primeiros Darts Coupés são modelo 71 (interior, traseira pintada de preto, tudo...) e deveriam ser documentados como ano/ modelo 70/71. E a plaqueta deveria estar pinada 71. Porém a Chrysler optou por marcar estas plaquetas como 70. E este é o único caso neste sentido. A prova de que trata-se de um modelo 71 é a série G (G=1971, H=-1972...). O mais sensato para estes carro é dizer que eles são 70/70/71... Mas isso não existe! Então se disser que é 70, está certo. Se disser que é 71 está certo também.
22) Por que meu Dodge tem o respiro e a tampa de óleo nas tampas de válvulas invertidas?
Porque algum mecânico espertão achou que o bom senso dele valia mais do que a engenharia que está por trás da construção de um motor e inverteu as tampas. Dizem eles, os tais espertões, que é para facilitar a colocação de óleo (como se a gente colocasse óleo no Dodge todo dia). O motor foi projetado para ter um fluxo de óleo e a válvula do respiro deve estar no lugar onde foi projetada para estar. Desinverta as tampas já ! E cobre a junta do mecânico espertão!
23) Por que ninguém consegue reproduzir direito as faixas do R/T 78?
Provavelmente porque ninguém quis de verdade. Tudo que foi produzido em 1978 pode ser reproduzido em 2006! É óbvio que existem algumas dificuldades. Ao scannear as faixas originais de Charger R/T 78 e posteriormente vetorizar o arquivo, um amigo descobriu que elas foram feitas... pasmem... à mão!!!!! Sim! As curvas não são trechos de círculos perfeitos. Além disso, faz se necessário a confecção de telas de silkscreen para fazer a cor interna sobe um filme já na cor externa.
24) Ouvi dizer que as faixas do R/T 78 tem um significado?
Sim, são fruto de uma mente muito criativa... As faixa mais grossa tem a cor do teto de vinil e a faixa mais fina tem a cor do interior do carro. Exemplo: Charger R/T azul capri : Faixa grossa branca = teto de vinil branco. Parte interna da faixa fina preta = interior de couro preto! Lindo, não?
25) E o Charger R/T 75 azul com teto e faixas brancas, existiu?
Apenas uma unidade, a exposta no Salão do Automóvel de 1974. Este carro foi vendido no próprio Salão para a dona de um logradouro conhecido dos cavalheiros paulistanos. Ao que consta ela ficou com o carro até 1990, quando vendeu para um amigo que tirou o motor e vendei o resto para um desmanche. R.I.P.!
26) Todo Dodge 1981 tem plaqueta Volkswagen Caminhões?
Não, apenas os últimos... Até APROXIMADAMENTE o chassi 92.850 as plaquetas são Chrysler Motors e a partir daí são VW Caminhões. Grosso modo apenas os 150 últimos Dodges saíram com plaquetas VW Caminhões.
27) Os Magnum e Le Baron 81 tem tecido liso nos bancos?
Alguns tem tecido listrado e outros tem tecido liso. O que parece é que o material acabou e foi sendo utilizado o tecido padrão VW. Aparentemente os interiores pretos listrados acabaram primeiro e os marrons listrados duraram um pouco mais. Isto porque há Dodges com numeração de chassi relativamente baixa com bancos lisos pretos, enquanto há Dodges com chassi mais altos com bancos riscados marrons. Mas não dá para ter certeza.
Os bancos com tecido liso VW são bem feios, mas devem ser preservados pois são muito raros. Não caia na tentação de substituir os teu feios bancos VWs por um jogo de bancos riscados que você conseguiu.
28) A Volkswagen mentiu quando disse que não iria descontinuar os Dodges?
Mais ou menos. Até acho que mentiu, mas mesmo que não tivesse mentido não teria como manter em produção um carro que vendia meia dúzia por mês... A verdade é que o mercado para Dodges já não existia mais.
29) Por que os Dodges 81 tem cores VW? Os alemães achavam as cores Chrysler eram feias?
Não! A Volkswagen quis aproveitar a linha de pintura da Chrysler, osciosa, para pintar veículos VW... Então colocou as mesmas cores para não ter que trocar a tinta cada vez que mudasse de marca. Assim, VW Gols, Brasílias e VariantsII (arghhh!) foram pintados juntos com os derradeiros Dodges.